ACONTECE EM JAGUARIÚNA

CAVALARIA ANTONIANA ACONTECE DIA 09 DE JUNHO E MARCA 46 ANOS DE TRADIÇÃO EM JAGUARIÚNA

A Tradicional Cavalaria Antoniana de Jaguariúna está marcada para o dia 09 de junho, domingo, às 14h, com saída da avenida Antônio Pinto Catão, no balão do Capotuna. Essa é a 46° edição da cavalaria, que todos os anos reúne pelo menos 10.000 cavaleiros e amazonas de Jaguariúna e cidades da região.

Uma tradição histórica, cultural e religiosa que deve ser conservada, segundo a secretária municipal de Cultura Maria das Graças Hansen Albaran Santos. “Avós, pais e filhos todos os anos montam em cavalos e percorrem nossa cidade com muita alegria e orações voltadas à Santo Antônio e Nossa Senhora Aparecida. Esses momentos precisam ser perpetuados porque revelam as características de nosso povo, festeiro, devoto e tradicional. ”, afirma a secretária de Cultura.

Percurso

Depois da saída da Fazenda da Barra, os cavaleiros vão seguir pela Rua Maranhão, Avenida Antônio Pinto Catão e Ruas Minas Gerais, Coronel Amâncio Bueno, Júlio Frank. O desfile termina no Centro Cultural. A benção será realizada na Paróquia Santa Maria (Matriz Nova) pelo padre Milton Modesto.

São aguardados cavaleiros, amazonas e comitivas inteiras de Jaguariúna, região e até de cidades do interior de Minas para manter o costume de sair por estradas e ruas do município a cavalo. A Cavalaria Antoniana é realizada pela Prefeitura de Jaguariúna por meio da Secretaria de Turismo Lazer e Cultura.

História

A história popular conta que a Cavalaria Antoniana começou em 1973, quando um grupo de amigos desfilava pelas ruas de Jaguariúna com uma égua e uma imagem de Santo Antônio em mãos. Tratava-se do pagamento de uma promessa feita ao santo por seo Anísio. Ele queria de volta a égua Cabana, vendida em um “momento impensado” a alguém da cidade vizinha, Amparo e, conta a história popular, que, “com muito custo” o produtor rural conseguiu ter o animal querido para si novamente.

Já os registros da Casa da Memória de Jaguariúna contam que a Cavalaria começou muito antes, em 1946, quando Padre Gomes e moradores de Jaguariúna organizaram o primeiro desfile à cavalo em homenagem à Santo Antônio.

Confira as notícias de Jaguariúna e Região nos portais: GUIA JAGUARIÚNA | JAGUARIÚNA VIRTUAL | BLOG DE JAGUARIÚNA | NOTÍCIAS DE JAGUARIÚNA

JAGUARIÚNA ONLINE
15/05/2019
oferecimento

EM Destaque


Posto de Atendimento Médico Veterinário de Jaguariúna castra 42 animais num só dia


Uma questão de saúde pública tratada com a seriedade necessária, pois a castração de animais domésticos ou de rua (sem dono) garante o controle da natalidade e ajuda a prolongar a vida de cães e gatos. Com essa justificativa, a Secretaria de....

ler notícia
23/05/2019


Prefeitura de Jaguariúna formaliza doação de terreno para construção da futura sede própria da OAB


A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Jaguariúna, que é presidida pela Dra. Maria do Carmo Santiago Leite, deu um passo importante para que a entidade venha a ter sua sede própria – a Casa do Advogado – até o final do mandato da atual gestão, que....

ler notícia
21/05/2019


Escola “Sada Salomão Hossri” recebe mais de 400 pessoas durante uma manhã do Escola Amiga


O tema foi “Amor Maior” e a manhã do último sábado, 18 de maio, foi dos mais animados para a comunidade da Escola Municipal Professora Sada Salomão Hossri, que curtiu mais uma edição do “Escola Amiga”, iniciativa da Prefeitura de....

ler notícia
20/05/2019


Fundo Social de Solidariedade abre inscrições para três cursos em Jaguariúna


O Fundo Social de Solidariedade de Jaguariúna oferece novas oportunidades para quem mora na cidade e quer aprender a fazer algo que ajude, inclusive, a melhorar a renda familiar. De acordo com a presidente do Fundo Social, Flora Reis, na próxima semana serão abertas....

ler notícia
16/05/2019


Guia Gastronômico

A gastronomia jaguariunense tem forte acento italiano traduzido na mesa farta e na hospitalidade à moda do país da bota. Também preserva a herança culinária do tropeirismo, em pratos como feijão tropeiro e paçoca de pilão, entre outros. A cozinha com sotaque praiano também tem vez na capital nacional do cavalo. Assim como a portuguesa, a oriental e a árabe, marcando a presença de outros povos que também aqui se instalaram. Há opções para todos os gostos e bolsos, em várias faixas de preço e especialidades: desde um simples sanduíche e um bom churrasco até doces e sorvetes artesanais, que levam leite e frutas da região, entre outras guloseimas, que podem estar às vezes escondidas em algum espaço gastronômico mais “simplesinho” da cidade.. Confira os restaurantes e bares recomendados pelo nosso portal.

Pizzaria Vecchio Zilli

: (19) 3837-1304
maiores informações

Mingui & Aliche

: (19) 3867-2264
maiores informações

Restaurante Zambon

: (19) 3867-4218
maiores informações

Restaurante Ristorantino

: (19) 3867-2436
maiores informações

Hotéis e Pousadas

Está pensando em visitar o circuito das Águas Paulista e conhecer grandes atrações como o Rodeio de Jaguariúna, a Expoflora em Holambra, fazer compras na cidade Pedreira ou apenas tirar um fim de semana para relaxar ?

Venha, e aproveite o que as nossa região oferece. Aqui você encontra hotéis e pousadas aconchegantes com os melhores preços.

Confira alguns dos locais mais recomendos pelo portal:

Hotel Pousada Portal das Águas

: (19) 3837-2349
maiores informações

Prado Hotel

: (19) 3807-2007
maiores informações

Jaguary Hotel

: (19) 3837-3700
maiores informações

Galeria Hotel Pousada

: (19) 3867-1414
maiores informações


®Copyright 2015

Jaguariúna Online.com

Todos os direitos reservados

Outros domínios: guiajaguariuna.com.br jaguariunavirtual.com.br blogdejaguariuna.com.br

Desenvolvido por e-rooster.com